BANER GIRATÓRIO

BANER HORIZONTAL

A CODIMM é uma Coordenadoria Estadual vinculada e subordinada à Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte - SESED, responsável pela coordenação, articulação e fiscalização dos serviços, programas e ações para a mulher e minorias, e pela elaboração de projetos de novos serviços e programas no âmbito da Segurança Pública.

Entre os serviços e programas que coordena estão as
Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher- DEAMs, SOS Mulher e Disque - Defesa Homossexual (DDH) estes serviços funcionam 24 horas por dia e 7 dias por semana, o Programa educativo "Mulheres pela Vida" e o Programa "Porta da Cidadania".

Este é um espaço para apresentar nossos serviços, socializar informações, compartilhar notícias. Queremos dialogar com vocês, portanto, podem sugerir, dar opinião, criticar, perguntar e DENUNCIAR. Nos dará um grande prazer A SUA PARTICIPAÇÃO. Estejam à vontade para postar seus comentários!

Rua Jundiaí, 388 - Tirol, Natal/RN - Fone (84) 3232-7089/7087/7088.

E-MAIL: codimmsesed@rn.gov.br


quarta-feira, 23 de junho de 2010

SOS MULHER / IDOSO- 0800-281-2336

Funciona no âmbito da Coordenadoria da Defesa dos Direitos da Mulher e das Minorias o importante serviço telefônico gratuito SOS MULHER/Idoso, que alcança todo o Estado do Rio Grande do Norte. O SOS MULHER/Idoso, que recebeu o número 0800-281-2336, foi instituído pela Lei Estadual nº 7.939 de 07 de maio de 2001 e regulamentado pelo Decreto 15.960 de 2002. Foi implementado, no entanto, apenas no ano de 2004, pelo Governo do Estado. A lei que o instituiu limitou a sua atuação apenas ao atendimento do público feminino, onde seriam recebidas denúncias de violência contra mulheres e em seguida encaminhadas às Delegacias competentes.

MULHERES

O serviço SOS Mulher/Idoso hoje não é um simples Disque-Denúncia. É um serviço de escuta, orientação, denúncia e encaminhamentos. Ele registra todos os tipos de violência, cometidas contra as mulheres do Estado do Rio Grande do Norte e as encaminha aos órgãos competentes, monitorando as providências adotadas. Ainda ESCUTA, orienta e incentiva as mulheres a registrarem o Boletim de ocorrências da violência sofrida, e/ou buscarem seus direitos através dos órgãos e instituições disponíveis na rede social de proteção.

IDOSOS, PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, ENFERMAS OU COM MOBILIDADE REDUZIDA


Também recebe denúncias de violência contra pessoas idosas e de pessoas que em razão de uma deficiência ou dificuldade de locomoção não conseguem espontaneamente denunciar a violência que sofrem. As profissionais do Serviço Social vinculadas ao SOS MULHER/Idoso fazem visitas domiciliares, quando o fato denunciado tiver ocorrido no município de NATAL ou mesmo na GRANDE NATAL, no intuito de facilitar o acesso dessas pessoas aos serviços policiais, além de expedirem Parecer social com ilustração fotográfica para documentar os casos de violência, que são enviados às delegacias competentes. Se o fato ocorrer no interior do Estado as Delegacias Regionais e municipais serão acionadas para se dirigirem ao local indicado na denúncia.


COMO USAR O SERVIÇO
As ligações poderão ser feitas de qualquer lugar do Rio Grande do Norte e são gratuitas. Qualquer pessoa poderá utilizar o serviço SOS MULHER/Idoso sem precisar se identificar, caso tenha medo de se expor, porém é importante que o denunciante tenha a mão o máximo de informações possíveis, caso se trate de uma denúncia. Informações como endereço, nome da vítima, ponto de referência, telefone, tipo de violência, nome do autor da violência são muito importantes. Mesmo que esses dados não sejam completos, é imprescindível que o endereço esteja correto para que possamos localizar a vítima.


HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

O SOS Mulher/Idoso funciona todos os dias da semana, inclusive nos sábados, domingos e feriados, em regime de plantão, durante as 24 horas do dia.



SOLIDARIEDADE

Muitas pessoas sofrem as mais variadas violência e muitas vezes têm medo, ou não têm condições físicas ou psicológicas de denunciar. USE A SUA SOLIDARIEDADE!! Denuncie! Você não precisa se identificar. Muitas vezes essa atitude poderá impedir a perda de uma vida. Não se recupera uma vida perdida. Não carregue essa culpa. Ajude alguém! Todos precisam de uma vida digna, sem violência.

Elaborado por: Rossana Pinheiro - Delegada


LIGUE E FALE COM A GENTE!
0800-281-2336

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM SEGUIDOR