BANER GIRATÓRIO

BANER HORIZONTAL

A CODIMM é uma Coordenadoria Estadual vinculada e subordinada à Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte - SESED, responsável pela coordenação, articulação e fiscalização dos serviços, programas e ações para a mulher e minorias, e pela elaboração de projetos de novos serviços e programas no âmbito da Segurança Pública.

Entre os serviços e programas que coordena estão as
Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher- DEAMs, SOS Mulher e Disque - Defesa Homossexual (DDH) estes serviços funcionam 24 horas por dia e 7 dias por semana, o Programa educativo "Mulheres pela Vida" e o Programa "Porta da Cidadania".

Este é um espaço para apresentar nossos serviços, socializar informações, compartilhar notícias. Queremos dialogar com vocês, portanto, podem sugerir, dar opinião, criticar, perguntar e DENUNCIAR. Nos dará um grande prazer A SUA PARTICIPAÇÃO. Estejam à vontade para postar seus comentários!

Rua Jundiaí, 388 - Tirol, Natal/RN - Fone (84) 3232-7089/7087/7088.

E-MAIL: codimmsesed@rn.gov.br


segunda-feira, 15 de março de 2010

SOBRE A CODIMM






O governo do Estado do Rio Grande do Norte criou, na estrutura da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) a primeira Coordenaria de Defesa dos Direitos da Mulher e das Minorias (Codimm). Pioneira no Brasil, a Codimm é a primeira a ser criada no quadro das secretarias de Segurança do Brasil. Dentre as diversas atribuições que lhe competem está a de fiscalizar os serviços existentes para atender as mulheres e às minorias, entre os quais os homossexuais, idosos e portadores de limitações física ou mental. Assumiu a Coordenadoria a idealizadora do projeto, a delegada de polícia, Rossana Roberta Pinheiro de Souza, que já esteve à frente da Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher (Deam), durante seis anos.

Segundo ela, a Codimm nasceu da constatação de que os serviços prestados às mulheres, muitas vezes, não atingiam aos objetivos a que se propunham, devido ao fato de não seguirem um padrão e não trabalharem de forma articulada. A Codimm funcionará na Avenida Hermes da Fonseca, 1174, Tirol. Uma equipe multiprofissional composta por assistentes sociais, psicóloga e pedagoga, dará suporte técnico e permitirá a implementação dos serviços dirigidos a essa clientela. Lá funcionará o programa “Ação Educativa Mulheres pela Vida”, que visa educar a mulher para identificar e enfrentar a violência. Serão oferecidos dois serviços de disque denúncia: SOS Mulher e Disque Defesa Homossexual-DDH.



ALGUNS DOS TRABALHOS QUE REALIZAMOS



O SOS Mulher – serviço criado em maio de 2004. O atendimento é feito através do 0800 281 2336, que presta serviços de orientação e denúncias das 8 às 18 horas, todos os dias da semana. Desde que foi criado, já recebeu mais de 3 mil ligações.



O SOS Disk Defesa Homossexual - serviço de orientação e denúncia para o seguimento GLBT 0800-2811314.



Porta da cidadania – Implantação de Núcleo de Apoio à Mulher e a Pessoa Idosa nas delegacias do interior do Estado. Três desses já estão concluídos nos municípios de Currais Novos, João câmara e Assu. Delegacias de outros 10 municípios pólos do Estado irão receber esse serviço. Com esses núcleos, as mulheres e idosos encontram nas delegacias atendimento com pessoal especializado em suas áreas.



Mulheres pela Vida – Programa de capacitação de policiais e lideranças comunitárias para o enfrentamento da violência contra a mulher. De maio de 2004 – quando foi implantado – até hoje, já foram capacitadas mais de 3 mil pessoas de todo o Estado que receberam orientação de como lidar e ajudar as mulheres que sofrem violência.

Um comentário:

SEJA UM SEGUIDOR