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A CODIMM é uma Coordenadoria Estadual vinculada e subordinada à Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte - SESED, responsável pela coordenação, articulação e fiscalização dos serviços, programas e ações para a mulher e minorias, e pela elaboração de projetos de novos serviços e programas no âmbito da Segurança Pública.

Entre os serviços e programas que coordena estão as
Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher- DEAMs, SOS Mulher e Disque - Defesa Homossexual (DDH) estes serviços funcionam 24 horas por dia e 7 dias por semana, o Programa educativo "Mulheres pela Vida" e o Programa "Porta da Cidadania".

Este é um espaço para apresentar nossos serviços, socializar informações, compartilhar notícias. Queremos dialogar com vocês, portanto, podem sugerir, dar opinião, criticar, perguntar e DENUNCIAR. Nos dará um grande prazer A SUA PARTICIPAÇÃO. Estejam à vontade para postar seus comentários!

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terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Consulado do Brasil em Portugal inaugura Ligue 180 para atender mulheres em situação de violência

Foto: SPM
O consulado brasileiro de Lisboa – Portugal,realizou nesta sexta-feira (27) a cerimônia de lançamento do serviço de acesso a partir do exterior à Central de Atendimento à Mulher  - Ligue 180. A inauguração da rede internacional da Central de Atendimento à Mulher na Itália e Espanha, além de Portugal, ocorreu em 25 de novembro e, desde então, os países se mobilizaram para realizar o serviço, já em pleno funcionamento na Itália, desde o dia 18 passado.

A Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180, vencedora do X Prêmio Associação Brasileira de Telesserviços, foi criada em 2005 pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), e entre abril de 2006, quando começou a funcionar, e dezembro de 2011  somou  2,3 milhões de ligações. Trata-se de um serviço de utilidade pública, gratuita e confidencial, que agora se estende para brasileiras fora do país em situação de violência, seja física, seja emocional.

“Esse é um programa para atender mulheres brasileiras fora do país, que são vitimizadas de formas diferentes. Mas o que as unifica é a necessidade de orientação e amparo para resolver seus problemas”, destaca a ministra Iriny Lopes.

INAUGURAÇÃO -   Coordenadora-geral de Fortalecimento da Rede da Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência, Gláucia Helena de Souza recebeu a primeira ligação  do Consulado de Lisboa-Portugal, por volta das 10h30, na Central de Atendimento à Mulher em Brasília. Ela conversou com a conselheira do Consulado de Lisboa, Mariane  Leite, que nesse primeiro contato pediu as seguintes informações: se a mulher, ao fazer a ligação, precisa passar dados dos documentos do agressor e como será feito o encaminhamento dos casos que surgirem através do 180. 

Gláucia esclareceu que as cidadãs não precisam fornecer informações documentais. E deixou claro que os casos receberão encaminhamentos para serviços de atendimento a mulheres daquele país e também ao Consulado brasileiro, para que possam acolher as cidadãs brasileiras que necessitem de apoio. 

COMO FUNCIONA - Da mesma forma que no Brasil, A Central de Atendimento à Mulher 180 nos três países funciona 24 horas por dia, de segunda até domingo.

As mulheres em situação de violência em Portugal devem ligar para 800 800 550,  fazer a opção 1 e informar o número 61-3799.0180. 

Na Espanha, devem ligar para 900 990 055, também fazer a opção 1 e, em seguida, informar à atendente (em português) o número 61-3799.0180. 

E, na Itália, as brasileiras podem ligar para o 800 172 211, fazer a opção 1 e, depois, informar o número 61-3799.0180. 

O serviço da Central conta com a parceria do Ministério da Justiça, através da Polícia Federal, do Ministério das Relações Exteriores – embaixadas e consulados.


Publicado por Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República em 27 de janeiro de 2012.


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