BANER GIRATÓRIO

BANER HORIZONTAL

A CODIMM é uma Coordenadoria Estadual vinculada e subordinada à Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte - SESED, responsável pela coordenação, articulação e fiscalização dos serviços, programas e ações para a mulher e minorias, e pela elaboração de projetos de novos serviços e programas no âmbito da Segurança Pública.

Entre os serviços e programas que coordena estão as
Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher- DEAMs, SOS Mulher e Disque - Defesa Homossexual (DDH) estes serviços funcionam 24 horas por dia e 7 dias por semana, o Programa educativo "Mulheres pela Vida" e o Programa "Porta da Cidadania".

Este é um espaço para apresentar nossos serviços, socializar informações, compartilhar notícias. Queremos dialogar com vocês, portanto, podem sugerir, dar opinião, criticar, perguntar e DENUNCIAR. Nos dará um grande prazer A SUA PARTICIPAÇÃO. Estejam à vontade para postar seus comentários!

Rua Jundiaí, 388 - Tirol, Natal/RN - Fone (84) 3232-7089/7087/7088.

E-MAIL: codimmsesed@rn.gov.br


domingo, 27 de maio de 2012

Encontro nacional de delegacias vai debater, em agosto, atendimento especializado às mulheres em situação de violência

Durante o sexto aniversário da Lei Maria da Penha, delegadas e delegados de todo o país se reunirão, em Brasília, para tratar do papel da autoridade policial

O papel das delegacias no enfrentamento à violência contra as mulheres’ é o tema de encontro nacional que acontecerá, nos dias 7 e 8 de agosto, em Brasília. O evento é promovido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) e pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Com programação que marca o debate sobre a atuação da autoridade policial nos casos de violência de gênero, a iniciativa tem como público-alvo delegadas, delegados e responsáveis por equipes de atendimento às mulheres. De acordo com dados da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, 60% dos encaminhamentos para os serviços públicos são direcionados à segurança pública.

“A autoridade policial representa a porta de entrada para o atendimento. Essa autoridade é composta por delegacias e profissionais da segurança pública em está definida na Lei Maria da Penha”, explica Aparecida Gonçalves, secretária nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da SPM. Segundo ela, o encontro é uma oportunidade para discutir o fim da impunidade frente aos casos crescentes de violência, tendo como referencial os seis anos da Lei Maria da Penha, a serem completados em 7 de agosto.

O encontro tem como objetivo fortalecer as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs) e pactuar as Normas de Atendimento às Mulheres, de acordo com a Lei Maria da Penha. Também faz parte da estratégia de alcance das metas do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher de cobrir 10% dos municípios brasileiros com serviços especializados à mulher em situação de violência e aumentar em 30%  a quantidade dos serviços em todo o país.

As inscrições para o encontro serão abertas no período de 1º a 30 de junho. Solicitações de informação poderão ser encaminhadas para o e-mail encontrodeams@spmulheres.gov.br

Encontro Nacional ‘O Papel das Delegacias no Enfrentamento à Violência contra as Mulheres’ 
Data: 7 e 8 de agosto de 2012
Local: Brasília - DF
Período de inscrição: 1º a 30 de junho de 2012


Publicado por Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, em 25 de maio de 2012.

SPM terá concurso público para a contratação de 15 analistas técnico de políticas sociais


Em data a ser definida, seleção ficará sob a responsabilidade do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão

Foi publicada nesta sexta-feira (25/05), no Diário Oficial da União, as portarias interministeriais nº 229 e 230 que determinam a abertura de concurso para o cargo de analista técnico de políticas sociais da carreira de desenvolvimento de políticas sociais para a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR). 

No conjunto de 825 cargos a serem distribuídos entre 12 ministérios, 15 são destinados à SPM. O edital de abertura do concurso público será de ate seis meses, contado da data de publicação da portaria nº 230. Em data a ser definida, a seleção ficará sob a responsabilidade do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). 

O certame tem como objetivo prover os órgãos com servidoras e servidores concursados e substituir trabalhadores terceirizados que executam atividades não previstas no decreto nº 2.271, de 7 de julho de 1997, e de consultores contratados por meio de organismos internacionais. 

Será exigido, de candidatas e candidatos aprovados, diploma de graduação em nível superior ou de título de pós-graduação lato ou stricto sensu, nas modalidades de especialização, mestrado ou doutorado, nos termos exigidos pelo Ministério da Educação.


Publicado por Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, em 25 de maio de 2012.

SPM realiza, em 11 e 12/6, reunião do Fórum Nacional de Organismos de Políticas para as Mulheres


Articulação das políticas públicas entre a SPM, estados e municípios são alguns dos pontos em debate

A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) promove, nos dias 11 e 12 de junho, reunião do Fórum Nacional de Organismos de Políticas para as Mulheres. Participam gestoras titulares dos organismos governamentais estaduais e municipais de políticas para as mulheres. 

A ministra Eleonora Menicucci, da SPM,  considera fundamental a presença de todas as gestoras no evento. “Com o fortalecimento das integrantes do Fórum em seus locais de origem, conseguiremos efetivar as ações e políticas da SPM”, salientou em ofício enviado a municípios e estados. A ministra considera que a conquista da igualdade, da autonomia e da cidadania das mulheres, bem como o enfrentamento a todas as formas de violência exigem uma ação integrada em todos os cantos do Brasil.   

O encontro discutirá os eixos gerais de políticas propostos para a SPM, a articulação das políticas nacionais com sua implementação nos estados e municípios e as resoluções da III Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres. Também serão apresentados os programas e as ações dirigidas às mulheres de outros ministérios em parceria com a SPM.

Haverá, ainda, debate sobre alguns dos principais desafios presentes na conjuntura, tais como eleições municipais, plataforma das mulheres para 2012 e ampliação das mulheres nos espaços de poder e de decisão.

O Fórum Nacional de Organismos Governamentais de Políticas para as Mulheres, criado em 2003, contribui para o fortalecimento das instâncias executivas de políticas para as mulheres e ampliação da implementação das políticas e ações para o conjunto das mulheres brasileiras.   

Para mais informações sobre o evento, contatar: (61) 3411-5878 e 3411-4253 ou jose.frutuoso@spmulheres.gov.br ou rejane.silva@spmulheres.gov.br


Publicado por Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, em 25 de maio de 2012.

Após prestar queixa, mulher é assassinada a tiros em Mossoró


Uma mulher identificada como Maria Nifrania Alves, 28 anos, foi assassinada a tiros na noite desse sábado (27), no município de Mossoró, distante 285 quilômetros de Natal. O crime aconteceu no bairro Ouro Negro, onde o marido da vítima possui um mercadinho. A informação é do blog O Câmera.

De acordo com o blog, nesse sábado, Maria Nifrania teria ido até a delegacia prestar queixas de ameaças que vinha sofrendo. No início da noite, um homem invadiu o mercadinho para tentar matar o marido da vítima, mas ele não estava no local.Ela teria conseguido acalmar o homem e tentou levá-lo de volta para sua residência. 

Antes de chegar ao destino final, a mulher foi atingida por três disparos de arma de fogo na região do abdômen. Ela foi socorrida por populares, mas não resistiu e morreu antes de chegar ao Hospital Regional Tarcísio Maia. 

O autor dos disparos fugiu do local antes da chegada da polícia.


Publicado por DN Online, em 27 de maio de 2012.

Justiça coloca em liberdade acusado de homicído em Jardim do Seridó


Francielho Pereira

A justiça de Jardim do Seridó, através da Juíza Dra. Janaina Lobo da Silva Maia, optou na tarde desta sexta-feira (25), pela liberdade do acusado de praticar o homicidio na noite de quarta-feira (23), contra sua companheira Alda Azevedo de Souza, conhecida como Alda de Chico de Nego.

Segundo informações, o delegado da Policia Civil que responde por Jardim do Seridó, George Leão, optou pela prisão preventiva do acusado, Francielho Pereira dos Santos, e o Ministério Público através da promotora Dra. Polyreda Madaly, acatou o pedido do mesmo. Porém a juíza baseando-se na lei de 12.043/2011, liberou o acusado para que o mesmo possa responder o processo em liberdade, na condição de trabalhar durante o dia, permanecer em sua residência durante a noite e feriados.

Fonte: Seridó 190

Publicado por Blog do Edmilson Sousa, em 26 de maio de 2012.

III Marcha das vadias acontece neste sábado, no Alecrim


Neste sábado, 26, a Marcha das Vadias sairá em vários estados do Brasil, dentre eles, o Rio Grande do Norte, que pela terceira vez participa do movimento. Visando o combate a violência contra ás mulheres, seja simbólica, psicológica ou física, os participantes vão ocupar a praça Gentil Ferreira, no Alecrim, dando a volta pelo bairro, passando pelo camelódromo, até chegar a feira. A marcha deve seguir até às 13h.

Segundo Ivone Medeiros, uma das ativistas do movimento em Natal, o encontro deve aprofundar as questões sobre a violência da mulher, e discutir temas como o aumento dos "femicídios" ocorridos no estado, além das faltas de delegacias da mulher no RN. Ainda de acordo com ela, uma reunião com autoridades e profissionais da saúde deverá ser marcada para o mês de julho.

As duas últimas edições em Natal aconteceram em 23 de julho de 2011 e 10 de maio deste ano, em Ponta Negra, chegando a atrair 150 participantes. 


Publicado por DN Online, em 26 de maio de 2012.

Casal discute, se agride a facadas e fica gravemente ferido no Seridó


Na noite desta sexta-feira, 25, um casal que teria se separado há pouco iniciou uma discussão que terminou com agressões físicas em Santana do Matos, região do Seridó. Maria Salete da Silva, 43, e seu ex-marido Francisco Sales de Lima, 32, teriam se agredido com golpes de faca. Os dois ficaram gravemente feridos e foram transferidos para Natal.

Francisco Sales já teve alta do hospital, mas Maria Salete ainda está internada em observação médica.

Publicado por DN Online, em 26 de maio de 2012.

Mulher é assassinada por companheiro dentro de casa no Seridó


Um crime brutal foi registrado no final da noite dessa, quarta-feira (23), dentro de uma residência situada no bairro Bela Vista, em Jardim do Seridó. Na ocasião, lda Azevedo de Souza, conhecida como “Alda de Chico de Nêgo”, de 39 anos, foi assassinada com quatro tiros à queima roupa no sofá de casa. O acusado do crime é o seu próprio companheiro, conhecido como “Francielio de Maria Gorda”

A Polícia Militar foi acionada por vizinhos que ouviram os tiros, e ao chegar ao local ainda encontrou a vítima com vida. Ela então foi socorrida para Currais Novos, mas não resistiu aos ferimentos e morreu próximo à cidade de Acari.

O acusado fugiu logo após o crime em uma motocicleta Honda de cor verde, por uma estrada de barro que liga Jardim do Seridó ao município de Cruzeta. Diligências estão sendo realizadas na região em busca de Francielio.


Publicado por DN Online, em 24 de maio de 2012.

Policiais Militares de Campo Redondo prendem estuprador de menor de 11 anos


Foi preso na comunidade Giromão no município de Campo Redondo, a pessoa de Matias Gomes de 20 anos. Ele é acusado de estuprar a garota das iniciais E.B.S. de apenas 11 anos.  A prisão do acusado só foi possível porque o marido da tia da vítima, Jorge André Diogo, passava de moto pelo local do crime quando encontrou a garota chorando. Imediatamente ele a levou para sua residência e acionou a Polícia Militar que rapidamente a viatura comandada pelo sargento Lopes chegou ao local indicado e conseguiu prender o acusado que foi encaminhado para a 9ª DRP em Santa Cruz para os procedimentos legais. 
 

Publicador por Blog Polícia Militar de Santa Cruz/RN, em 24 de maio de 2012.

PB: Menor é estuprada por Pastor que dizia ser ‘mandado de Deus’: “Ele tirou minha virgindade”, revelou a vitíma



Eu nunca havia mantido relação com outro homem”, revelou a adolescente de 13 anos que garante ter perdido a virgindade após ter sido violentada sexualmente por um pastor do bairro do Valentina Figueiredo em João Pessoa. Está marcado para as 9h desta terça-feira (22), o depoimento de Gemerson dos Santos, principal suspeito de cometer o abuso.

Ainda segundo relato da adolescente, o suspeito a estuprou quatro vezes sob a ameaça de que caso ela relatasse o abuso, a vítima teria sérias conseqüências. Apesar do depoimento detalhado da menor, a polícia ainda não pode prender Gemerson dos Santos, pois ele não foi pego em flagrante.

O delegado Nélio Carneiro – responsável pelas investigações do caso – informou que Gemerson dos Santos tem 31 anos, é casado, tem uma filha e é co-pastor da Igreja Assembléia Pentecostal no bairro do Valentina Figueiredo. Ele estava sendo investigado há 20 dias, desde que a menina relatou o abuso sexual a família.

Em entrevista ao repórter Jorge Filho do Programa Correio Verdade, o pai da adolescente informou que o pastor freqüentava a residência com a esposa e a filha: “Minha mulher fazia lasanha para a família almoçar aqui em casa”. O pai falou ainda que quando o pastor foi procurado para dar satisfação sobre o ocorrido, Gemerson teria dito que a menor forçou as relações sexuais, sob a ameaça de desmoralizá-lo diante da igreja.

Com Portal Correio

Publicado por Blog Cardoso Silva, em 22 de maio de 2012.

sábado, 12 de maio de 2012

Vítima recebeu dinheiro dias antes do crime


Por Marco Carvalho - repórter

Casa onde mãe e filha foram assassinadas ficou revirada
Casa onde mãe e filha foram assassinadas ficou revirada
A pensionista Olga Cruz de Oliveira Lima recebeu cerca de R$ 30 mil vinte dias antes de ser assassinada, fato que ocorreu na segunda-feira passada. O dinheiro foi proveniente de uma disputa judicial com uma companhia de seguros e o processo teve sentença publicada no dia 20 de abril passado. A questão envolvia problemas na entrega de casas, que apresentavam avarias e estruturas comprometidas. Outros 29 moradores do mesmo conjunto residencial formavam a ação conjunta, que resultou em uma indenização total de R$ 856 mil. Não há registro no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte de que a companhia de seguros tenha recorrido da determinação judicial. 

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Criminosos procuravam algo na casa

Por Marco Carvalho - repórter

Foto: Adriano Abreu
A casa onde ocorreu o crime na segunda-feira, em Nova Parnamirim,
permanece fechada. Policiais voltaram à rua para colher informações
sobre o caso.

Um crime profissional. Os assassinatos com  marcas de tortura e crueldade praticados contra Tatiana Cristina Cruz de Oliveira e Olga Cruz de Oliveira Lima chamam atenção pela frieza e precisão do executor, ou executores. Informações de pessoas que estiveram na cena do crime reforçam a tese de que as mulheres mortas durante a segunda-feira passada em Nova Parnamirim passaram por momentos de terror proporcionados por especialistas. A residência de número 464, localizada na rua Antônio Lopes Chaves, ficou totalmente revirada, como se criminosos não cessassem à procura por algo que lhes interessava. A responsabilidade pela apuração das circunstâncias da ocorrência que intriga e choca a população e autoridades da segurança pública agora cabe à Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher, de Parnamirim.

Estudo sobre homicídio de mulheres coloca Brasil em 7º lugar no ranking mundial



Um estudo divulgado nesta segunda-feira, 7, apontou que o Brasil tem o sétimo maior índice de homicídios entre as mulheres entre 84 países. De acordo com a pesquisa, a taxa de homicídio no país ficou em torno de 4,4 vítimas para cada 100 mil mulheres.

Mossoró tem alta taxa de violência


Por Valdir Julião - Repórter

Foto: Aldair Dantas
Mulher vítima de violência doméstica vai à delegacia denunciar
companheiro, mas prefere não se identificar por vergonha.
O Rio Grande do Norte é o 20º  estado do Brasil com maior taxa de homicídios contra mulheres,  como mostra o mais recente levantamento feito Instituto Sangari, de São Paulo.  Os dados ainda são de 2010, mas apontam que naquele ano foram assassinadas 62 mulheres no Estado, equivalente a uma taxa de 3,8 mortes por cada 100 mil mulheres, inferior a taxa do país, que é de 4,4.

Em relação a Natal, onde foram assassinadas 20 mulheres naquele ano, a taxa ficou mais acima, com a morte de 6,3 mulheres por cada 100 mil. O índice coloca a cidade como a 11ª capital onde se mais mata mulheres no Brasil.

Polícia prende acusado de ter estuprado onze pessoas em Macaíba


A Policia Civil prendeu o desempregado Rudyson Peixoto da Fonseca, 29 anos, acusado de ter cometido 11 estupros em diversas áreas de Macaíba, cujas vítimas tinham idade entre 10 e 22 anos. O delegado do município, Márcio Delgado Varandas, disse que os crimes ocorreram entre novembro de 2011 e abril deste ano, sendo que somente "na última semana de novembro foram três estupros".

Mãe e filha assassinadas em Nova Parnamirim são sepultadas em Extremoz


Vítimas de um crime brutal, Tatiana Cristina Cruz de Oliveira e Olga Cruz de Oliveira Lima foram sepultadas no final da manhã desta quarta-feira (9). Mãe e filha foram assassinadas com requintes de crueldade durante a segunda-feira passada e os seus corpos foram encontrados na terça-feira. O sepultamento ocorreu por volta das 10h da manhã de hoje no cemitério Parque da Passagem, em Extremoz. O inquérito que irá apurar as circunstâncias da ocorrência está sendo conduzido pela Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher, em Parnamirim.

Mãe e filha são assassinadas e neta é única testemunha


Por Marco Carvalho - repórter

Foto: Adriano Abreu
Crime chamou a atenção da vizinhança que desconfiou e chamou a polícia na manhã de ontem
Pelos cômodos da casa de número 464, na rua Antônio Lopes Chaves no bairro de Nova Parnamirim, um cenário de terror. Crueldade e tortura marcaram os assassinatos de Olga Cruz de Oliveira Lima, 61 anos, e Tatiana Cristina Cruz de Oliveira, 36 anos; mãe e filha. Mortas na noite da segunda-feira passada, os seus corpos foram encontrados ontem pela manhã. A polícia invadiu o local após suspeita de vizinhos. Em um dos quartos da residência, encontrou Tatiana amarrada a uma cadeira, com perfurações de faca, marcas de espancamento e dedos cortados. No chão da cozinha, Olga também apresentava marcas de pancadas e cutiladas. Os primeiros indícios apontam para um caso de latrocínio - quando se mata para roubar -, mas a crueldade praticada por criminosos intriga os investigadores. 

Mãe e filha são encontradas mortas dentro de casa pela PM

Duas mulheres foram encontradas mortas na manhã desta terça-feira (8), em Nova Parnamirim. As vítimas estavam dentro da casa 464 da rua Antônio Lopes Chaves, uma amarrada a uma cadeira, dentro de um quarto, e a outra no chão da cozinha. Os corpos de  Tatiana Cristina Cruz de Oliveira, 36, e Olga Cruz de Oliveira Lima, 61, mãe e filha, respectivamente, apresentavam marcas agressões e ferimentos provocados por arma branca.

SEJA UM SEGUIDOR