BANER GIRATÓRIO

BANER HORIZONTAL

A CODIMM é uma Coordenadoria Estadual vinculada e subordinada à Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte - SESED, responsável pela coordenação, articulação e fiscalização dos serviços, programas e ações para a mulher e minorias, e pela elaboração de projetos de novos serviços e programas no âmbito da Segurança Pública.

Entre os serviços e programas que coordena estão as
Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher- DEAMs, SOS Mulher e Disque - Defesa Homossexual (DDH) estes serviços funcionam 24 horas por dia e 7 dias por semana, o Programa educativo "Mulheres pela Vida" e o Programa "Porta da Cidadania".

Este é um espaço para apresentar nossos serviços, socializar informações, compartilhar notícias. Queremos dialogar com vocês, portanto, podem sugerir, dar opinião, criticar, perguntar e DENUNCIAR. Nos dará um grande prazer A SUA PARTICIPAÇÃO. Estejam à vontade para postar seus comentários!

Rua Jundiaí, 388 - Tirol, Natal/RN - Fone (84) 3232-7089/7087/7088.

E-MAIL: codimmsesed@rn.gov.br


domingo, 8 de abril de 2012

Suspeito de matar ex-namorada há nove anos é preso


O juiz da 3ª Vara Criminal, em Natal, acatou o pedido do Ministério Público e decretou a prisão preventiva de Giovanni Xavier da Silva, suspeito de matar a tiros a ex-namorada Clébia Calixto Torres, crime praticado no dia 26 de julho de 2003. A vítima trabalhava como recreadora do Ocean Palace Hotel e foi assassinada no condomínio Ouro Branco, localizado na avenida dos Ipês, bairro de Neópolis.

Giovanni da Silva já estava recolhido ao Sistema Penitenciário desde o início deste mês - foi detido por força de um mandado de prisão temporária. O caso está em segredo de Justiça e sua prisão ocorre quase nove anos depois porque as investigações descobriram novos indícios importantes contra o suspeito.

A reportagem esteve na Delegacia Especializada em Homicídios, na avenida Floriano Peixoto, em Natal, em busca de outras informações sobre as investigações. Mas a equipe de investigadores e delegado informaram que não poderiam repassar detalhes sob pena de quebrarem o sigilo. O trabalho de investigação, à época do crime, foi feito pela Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher e constam informações importantes à elucidação do crime.

Clébia Calixto Torres, ou "Bia", como era conhecida, morreu com um tiro de revólver na têmpora esquerda. O laudo do Itep-RN constatou através do projétil que uma arma calibre 38 foi usada no crime. A vítima foi encontrada por volta das 3h30 do dia 26 de julho de 2003, um sábado, no interior do apartamento número 102.

Moradores do condomínio teriam informado à Polícia Civil que viram dois homens deixarem o prédio em uma motocicleta de cor vermelha, na madrugada que "Bia" foi assassinada. Ela dividia o apartamento com três amigas e o irmão de uma delas. Apenas a vítima estava no imóvel naquela madrugada.

No dia da prisão, Giovanni Xavier da Silva portava um revólver calibre 38, apreendido pela Polícia Civil. Essa não é a primeira arma apreendida com o suspeito. O caso permanece sob investigação e quem tiver informações pode denunciar à Polícia Civil, através do telefone da Delegacia de Homicídios: (84) 3232-0320 ou 0800-084-2999. A polícia não exige que a pessoa se identifique.

Giovanni da Silva também responde a um processo anterior, em função de prisão em flagrante por porte ilegal de arma de fogo, prisão ocorrida no dia 8 de junho de 2011, segundo consta em processo nº 0101810-97.2011.8. 20.0002, que tramita na 1ª Vara Criminal - Natal Distrito Judiciário da Zona Norte. A prisão foi feita por policiais rodoviários federais do Núcleo de Operações Especiais (NOE) que investigavam ação de Giovanni Xavier da Silva numa briga de trânsito, situação que teria efetuado disparos de arma de fogo contra um cidadão na BR 101, zona Norte de Natal,  por volta das 21h15. Estava de posse dele um revólver calibre 38 e mais  dezoito munições intactas, além de dois carregadores rápidos.

Esse processo também teve nova movimentação. A juíza 1ª Vara, Distrito Judiciário da Zona Norte, Lena Rocha, solicitou ao Itep que envie os laudos referentes a essa arma de fogo, um revólver da marca Rossi, calibre 38 e número de série J167354.

Ladrão arrependido devolve moto

Curitiba (AE) - Um ladrão arrependido surpreendeu os policiais da cidade de Toledo (543 quilômetros de Curitiba) ao devolver uma Honda Biz placas AKE-6538, de Toledo; que havia sido furtada na semana passada. O caso foi acompanhado pelos policiais do 19º Batalhão que atenderam a ligação do rapaz, ainda não identificado. Em entrevista à RPC, o soldado Davi Miranda disse que nunca havia visto algo similar. "Eu pensei que fosse um trote", disse. Caso seja detido, o ladrão arrependido pode ter uma redução de até 2/3 da pena pela devolução.

Segundo Miranda, o rapaz mostrou arrependido. Na conversa telefônica gravada, ele chega a declarar isso. "É o seguinte. uma moto roubada na semana passada tá do lado do Mercado 4 Irmãos. E..fala que o ladrão pede desculpas para a vítima e tá devolvendo a moto porque se arrependeu do que fez", disse. Miranda ainda confirmou: "O senhor se arrependeu?", no que ouviu um "ok", antes da ligação ser encerrada.

Logo depois a PM foi até o local indicado, no Jardim Porto Alegre, e encontrou a moto. Na opinião do tenente Odair José Weng, mesmo com a devolução ele deve pagar pelo que fez, caso seja detido. "Mas ele tem esse benefício", disse, se referindo à redução da pena. 

Feliz com o desfecho da história, a proprietária Claudete Rodrigues disse que nada foi mexido. A moto estava financiada e foi comprada havia seis meses. "Ela apareceu sem nenhum dano, nada; do jeito que foi roubada ela foi entregue", afirmou.

Para o marido de Claudete, João Mário Vianna, a proximidade da Páscoa pode ter sensibilizado o ladrão. "Até pelo fato de ser Quaresma o ladrão foi tocado", disse. Quanto a Claudete, preferiu perdoar o assaltante que lhe devolveu a moto. "Dizem que ele pediu desculpas, então está perdoado, para não fazer de novo", concluiu.


Publicado por Tribuna do Norte em 08 de abril de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM SEGUIDOR