O tema Diálogos Sociais Rumo a Rio+20 irá marcar o primeiro dia de discussões da 2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LGBT, que começa nesta quinta-feira (15), em Brasília, e segue até domingo (18) de dezembro em Brasília.
A apresentação será feita pela dirigente da União Brasileira de Mulheres (UBM) e conselheira do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) da Presidência da República, Lúcia Stumpf. Ela abordará as principais estratégias, do ponto de vista do governo federal, de combate à desertificação, à degradação da terra e os efeitos da seca sob a perspectiva do desenvolvimento sustentável.
Na ocasião, Stumpf irá explicar os objetivos da Rio+20 e a agenda nacional para os novos indicadores de desenvolvimento como o avanço no desempenho econômico, bem-estar social e qualidade ambiental. “A proposta de trazer esta discussão à 2ª Conferência Nacional LGBT é de engrossar as discussões junto à sociedade civil organizada para contribuir com o debate sobre desenvolvimento sustentável”, explica a secretária nacional de promoção dos Direitos Humanos, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Nadine Borges.A apresentação será feita pela dirigente da União Brasileira de Mulheres (UBM) e conselheira do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) da Presidência da República, Lúcia Stumpf. Ela abordará as principais estratégias, do ponto de vista do governo federal, de combate à desertificação, à degradação da terra e os efeitos da seca sob a perspectiva do desenvolvimento sustentável.
População LGBT - Nos últimos nove anos aconteceram os maiores avanços da história do Brasil em termos de direitos da população LGBT. Foi lançado o programa Brasil sem Homofobia, foi realizada a 1ª Conferência Nacional e foi elaborado, com ampla participação da sociedade, o Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de LGBT. Recentemente a SDH criou o módulo LGBT do Disque Direitos Humanos – Disque 100, importante canal para recebimento de denúncias, foi lançado o selo “Faça do Brasil um Território Livre da Homofobia” e foi empossado o Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais.
Por um país livre da pobreza e da discriminação promovendo a cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais é o tema da 2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas e Direitos Humanos LGBT, que acontece nas dependências da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio, na 902 sul, Brasília/DF.
Confira aqui o acordo para o Desenvolvimento Sustentável Rio+20.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
Nenhum comentário:
Postar um comentário