BANER GIRATÓRIO

BANER HORIZONTAL

A CODIMM é uma Coordenadoria Estadual vinculada e subordinada à Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte - SESED, responsável pela coordenação, articulação e fiscalização dos serviços, programas e ações para a mulher e minorias, e pela elaboração de projetos de novos serviços e programas no âmbito da Segurança Pública.

Entre os serviços e programas que coordena estão as
Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher- DEAMs, SOS Mulher e Disque - Defesa Homossexual (DDH) estes serviços funcionam 24 horas por dia e 7 dias por semana, o Programa educativo "Mulheres pela Vida" e o Programa "Porta da Cidadania".

Este é um espaço para apresentar nossos serviços, socializar informações, compartilhar notícias. Queremos dialogar com vocês, portanto, podem sugerir, dar opinião, criticar, perguntar e DENUNCIAR. Nos dará um grande prazer A SUA PARTICIPAÇÃO. Estejam à vontade para postar seus comentários!

Rua Jundiaí, 388 - Tirol, Natal/RN - Fone (84) 3232-7089/7087/7088.

E-MAIL: codimmsesed@rn.gov.br


quinta-feira, 29 de março de 2012

CODIMM realizará capacitação para Promotoras Legais Populares

A Coordenadoria da Defesa dos Direitos da Mulher e das Minorias – CODIMM, atendendo ao pedido do Ten Cel PM Jânio Marinho, Coordenador de Políticas para a Cidadania – CPCID, realizou, no último dia 05 de março, uma audiência com um grupo de mulheres de Natal, as quais são lideranças e/ou pessoas de destaque na comunidade a qual residem, a fim de tratar do tema Promotoras Legais Populares, que é um projeto de cidadania com sexo, raça/etnia, orientação sexual e classe social. Esse projeto traz no seu bojo traços dos ideais de justiça, democracia e dignidade, a defesa dos direitos humanos e a construção de relações igualitárias e justas. Tem possibilitado a criação de novos espaços de união e articulação que abrem caminhos e rompem barreiras contra a discriminação e a opressão.

Em maio de 1992, a União de Mulheres de São Paulo participou de um seminário sobre os direitos da mulher promovido pelo CLADEM — Comitê Latino Americano de Defesa dos Direitos da Mulher. Nessa ocasião, pela primeira vez ouvimos falar dos cursos de "capacitação legal" das mulheres. Estes cursos já vinham se desenvolvendo há pelo menos uma década em alguns países da América Latina, como Peru, Argentina e Chile.

O projeto Promotoras Legais Populares é fruto de um esforço conjunto do Instituto Brasileiro de Advocacia Pública — IBAP, da União de Mulheres de São Paulo e do Movimento do Ministério Público Democrático, para desenvolver a cidadania e a igualdade de direitos. O acesso à cidadania e suas consequências práticas exigem a incorporação de novos conceitos de igualdade e respeito onde às mulheres tenham tanta importância quanto os homens no seu valor humano, social, político e econômico.

Diante do exposto, a CODIMM realizará um curso de capacitação para esse embrião de Promotoras Legais Populares no Estado do Rio Grande do Norte, promovendo o conhecimento nas temáticas de Direitos Humanos, Violência Doméstica, Direito do Idoso, Rede de Atendimento e Lei Maria da Penha, com isso, contribuir com a sociedade, pois serão pessoas voluntárias e dispostas a auxiliarem os Órgãos competentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA UM SEGUIDOR