O orçamento para promoção de Direitos Humanos da população LGBT - Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais de 2012 será 64% maior que os recursos empenhados em 2011. A informação é da Secretária de Promoção dos Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Nadine Borges, ao fazer um balanço da 2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas e Direitos Humanos LGBT, que ocorreu entre 15 e 18 de dezembro, em Brasília/DF.
BANER GIRATÓRIO
BANER HORIZONTAL
A CODIMM é uma Coordenadoria Estadual vinculada e subordinada à Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte - SESED, responsável pela coordenação, articulação e fiscalização dos serviços, programas e ações para a mulher e minorias, e pela elaboração de projetos de novos serviços e programas no âmbito da Segurança Pública.
Entre os serviços e programas que coordena estão as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher- DEAMs, SOS Mulher e Disque - Defesa Homossexual (DDH) estes serviços funcionam 24 horas por dia e 7 dias por semana, o Programa educativo "Mulheres pela Vida" e o Programa "Porta da Cidadania".
Este é um espaço para apresentar nossos serviços, socializar informações, compartilhar notícias. Queremos dialogar com vocês, portanto, podem sugerir, dar opinião, criticar, perguntar e DENUNCIAR. Nos dará um grande prazer A SUA PARTICIPAÇÃO. Estejam à vontade para postar seus comentários!
Rua Jundiaí, 388 - Tirol, Natal/RN - Fone (84) 3232-7089/7087/7088.
E-MAIL: codimmsesed@rn.gov.br
Entre os serviços e programas que coordena estão as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher- DEAMs, SOS Mulher e Disque - Defesa Homossexual (DDH) estes serviços funcionam 24 horas por dia e 7 dias por semana, o Programa educativo "Mulheres pela Vida" e o Programa "Porta da Cidadania".
Este é um espaço para apresentar nossos serviços, socializar informações, compartilhar notícias. Queremos dialogar com vocês, portanto, podem sugerir, dar opinião, criticar, perguntar e DENUNCIAR. Nos dará um grande prazer A SUA PARTICIPAÇÃO. Estejam à vontade para postar seus comentários!
Rua Jundiaí, 388 - Tirol, Natal/RN - Fone (84) 3232-7089/7087/7088.
E-MAIL: codimmsesed@rn.gov.br
terça-feira, 27 de dezembro de 2011
quarta-feira, 21 de dezembro de 2011
Conferência LGBT: mais de 90 diretrizes serão encaminhadas ao Plano Nacional LGBT
Após quatro dias de intensos debates, os quase mil participantes da 2ª Conferência Nacional LGBT - Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais, modificaram e aprovaram, na madrugada desta segunda-feira (19), mais de 90 diretrizes que serão incorporadas ao Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (PNLGBT).
terça-feira, 20 de dezembro de 2011
Parabéns Sargento Márcia, pelo recebimento de Medalha por Mérito Profissional
Na manhã deste sábado, 17, foi realizada a solenidade de formatura dos alunos beneficiados pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD.
O evento foi marcado, não apenas, pela felicidade do sucesso do Programa de combate às drogas nas escolas públicas e particulares do Estado do Rio Grande do Norte, mais também pelo reconhecimento profissional a alguns de seus membros. "Aprendi com o PROERD que não é para se envolver com álcool ou com outras drogas", declarou um aluno beneficiado com o PROERD/RN.
Desta forma, durante a solenidade, foram concedidas 15 Medalhas do Mérito Profissional “Cel Bento Manoel de Medeiros” aos Policiais Militares integrantes do PROERD que se destacaram, de forma eficiente e eficaz, no desempenho profissional da atividade policial militar. Entre os contemplados figurava a 1º Sgt PM MÁRCIA de Carvalho Fernandes, que além de estar lotada nesta Coordenadoria da Defesa dos Direitos da Mulher e das Minorias – CODIMM, desenvolvendo suas atribuições profissionais, também desempenha seus talentos na Companhia Independente de Prevenção ao Uso de Drogas – CIPRED, dentro do PROERD.
Assim, a Coordenadora da CODIMM, saúda e parabeniza a servidora 1º Sgt PM Márcia, por ser uma das agraciadas com tão importante Condecoração da Corporação Policial Militar, isso mostra o reconhecimento à dedicação profissional, a quem tem desenvolvido suas atribuições de forma competente, dinâmica, com esmero e profissionalismo, não apenas, dentro desta Coordenadoria, mais também dentro de um Programa Educacional e de Combate e Resistência às Drogas tão importante e necessário para a manutenção da paz, das famílias e da sociedade, como é o PROERD.
Parabéns!
segunda-feira, 19 de dezembro de 2011
Mensagem de Parabéns à Coordenadora da CODIMM
Desejamos que a vida, com toda a sua beleza, continue a lhe sorrir e tão receptiva, oferecendo-lhe os seus frutos bons, renovando o seu contato com outras pessoas e seguindo sempre avante.
É a vida que nos proporciona tudo que necessitamos. Que nos mostra como devemos fazer e o que fazer para conseguir os nossos objetivos e nos tornar ainda melhores. E no seu aniversário ela cumpre o seu melhor papel, continuando a lhe oferecer o seu brilho muito intenso, os raios benéficos para uma grande data que chega e os ingredientes para viver com alegria o seu dia.
Consideramos o nascimento de cada um de nós a força do amor do Pai, que tudo fez e faz para que nós, os seus amados filhos, estejamos cada vez melhores.
Assim, a equipe de servidores da Coordenadoria da Defesa dos Direitos da Mulher e das Minorias (CODIMM) parabeniza a Coordenadora, Srª Erlândia Passos, pela passagem de mais um aniversário, desejando-lhe que seus dias sejam cada vez mais abençoados, cheios de paz, saúde, felicidades e que a senhora realize os seus desejos.
Equipe de Servidores da CODIMM.
3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres termina com balanço positivo
Depois de quatro dias de intenso trabalho, foi encerrada, no início da noite desta quita-feira (15/12), a 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres. A Conferência reuniu 2,5 mil delegadas de todas as partes do País e resulta de um processo democrático que envolve as mulheres engajadas, organizações e órgãos de governo.
"A 3ª Conferência foi um encontro rico de debates. Todos os grupos de trabalho, rodas de conversa e plenárias estiveram, o tempo todo, com uma altíssima participação e todos os temas propostos foram exaustivamente debatidos", analisa a ministra Iriny Lopes, da Secretaria de Políticas para as Mulheres.
As resoluções votadas e aprovadas durante a Conferência serão sistematizadas, compiladas e conduzidas pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM) e pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) aos órgãos compatíveis e competentes.
"O balanço é positivo. As delegadas confirmaram a importância de um conjunto de políticas que configure o programa nacional de autonomia econômica, financeira e pessoal das mulheres brasileiras", afirma a ministra.
Publicado em 15 de dezembro de 2011
Fonte: 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres.
Regimento da 2ª Conferência Nacional LGBT é debatido no segundo dia do evento
Ao iniciar as atividades da 2ª Conferência Nacional LGBT, nesta sexta-feira (16), em Brasília, os mais de mil participantes do evento concluíram a leitura do Regimento Interno do encontro. Ao todo, 609 delegados e mais de 200 participantes votaram as diretrizes de trabalho para os próximos dias antes da plenária final, prevista para acontecer domingo (18).
União civil entre pessoas do mesmo sexo inaugura nova era no Brasil, diz ministro Ayres Brito
Ao receber das mãos da Ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), o Prêmio Direitos Humanos 2011, o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Brito, disse que a autorização da união civil homoafetiva “inaugura uma era revolucionária” no Brasil. Ayres Brito foi agraciado na categoria Garantia dos Direitos da População de LGBT.
Aberta oficialmente a 2ª Conferência Nacional LGBT
Ministra reafirmou compromisso do governo federal de enfrentar a homofobia - Foto: Marcello Casal Jr./ABr |
Ao dar as boas vindas aos mais de mil participantes da 2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LGBT, na noite dessa quinta-feira (15), em Brasília, a Ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, afirmou o compromisso do governo federal em erradicar a pobreza, miséria, violências e discriminações. “É preciso também comemorar as vitórias e cada passo que ultrapassa a barreira da violência e violação dos Direitos Humanos” declarou. Os ministros da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e de Promoção da Igualdade Racial, também prestigiaram a cerimônia, bem como o Deputado Federal Jean Wyllys (PSOL-RJ), Coordenador da Frente Parlamentar Mista pela Cidadania LGBT.
Fim de semana é marcado por violência contra mulheres em Natal
Da zona Norte à zona Sul, as principais vítimas da violência deste final de semana foram as mulheres. Na sexta-feira, Joelma Katarina, de 21 anos, morreu atingida por uma bala no rosto enquanto esperava o filho cortar o cabelo num salão de beleza. Na tarde de ontem e na madrugada deste domingo, Liliane Félix de Melo, 30 anos, e Ellen Rodrigues, 26 anos, foram vítimas de violência doméstica. Os agressores: seus próprios maridos.
Ellen Rodrigues foi agredida pelo próprio marido |
O caso mais grave, porém, foi o de Ellen Rodrigues. Ela é casada com Daniel Pereira de Souza, 26 anos, marinheiro de convés. Eles se conheceram ainda na adolescência e iniciaram o relacionamento há cerca de 10 anos. Juntos, tiveram dois filhos. Um menino de nove anos e uma menina de 5 anos de idade. No ano passado, o primeiro caso de agressão física. O motivo: um suposto triângulo amoroso vivido por Ellen.
quinta-feira, 15 de dezembro de 2011
CPI mista vai investigar violência contra a mulher
Janete Pietá: é preciso avaliar se o poder público está sendo omisso no tratamento do tema. |
Em sessão do Congresso Nacional realizada nesta quarta-feira, foi instituída a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar situações de violência contra a mulher no Brasil. A CPMI será formada por 11 senadores e 11 deputados e terá 180 dias para apurar denúncias de omissão do poder público quanto à aplicação de instrumentos legais criados para a proteção das mulheres.
Resoluções da 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
Desenvolvimento Sustentável será debatido durante a 2ª Conferência Nacional LGBT
O tema Diálogos Sociais Rumo a Rio+20 irá marcar o primeiro dia de discussões da 2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LGBT, que começa nesta quinta-feira (15), em Brasília, e segue até domingo (18) de dezembro em Brasília.
A apresentação será feita pela dirigente da União Brasileira de Mulheres (UBM) e conselheira do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) da Presidência da República, Lúcia Stumpf. Ela abordará as principais estratégias, do ponto de vista do governo federal, de combate à desertificação, à degradação da terra e os efeitos da seca sob a perspectiva do desenvolvimento sustentável.
A apresentação será feita pela dirigente da União Brasileira de Mulheres (UBM) e conselheira do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) da Presidência da República, Lúcia Stumpf. Ela abordará as principais estratégias, do ponto de vista do governo federal, de combate à desertificação, à degradação da terra e os efeitos da seca sob a perspectiva do desenvolvimento sustentável.
quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LGBT
Ministra destaca avanços e desafios, ao anunciar a 2ª Conferência Nacional LGBT.
Por um país livre da pobreza e da discriminação promovendo a cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, este é o tema da 2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LGBT, que acontece em Brasília de 15 a 18 de dezembro. Coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), a conferência será presidida pela ministra Maria do Rosário, que fará a abertura do evento.
Para ela, afirmar o Brasil como um país que enfrenta a pobreza, as desigualdades e a discriminação é um compromisso do Governo Federal ao convocar o encontro. “O ano de 2011 pode ser considerado um marco da nossa árdua e constante luta pela afirmação dos direitos da comunidade LGBT e contra todos os tipos de discriminações”, afirma Rosário, ao destacar a decisão história do Supremo Tribunal Federal brasileiro, que reconheceu, por unanimidade, em maio deste ano, a união estável homoafetiva e o casamento de duas mulheres, autorizado pelo Superior Tribunal de Justiça.
Dilma Rousseff garante que Secretaria de Políticas para Mulheres será mantida
A Presidenta da República Dilma Rousseff negou ontem (12) as persistentes notícias veiculadas em diversos veículos de comunicação do país sobre uma possível extinção da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) na reforma ministerial prevista para acontecer em janeiro. “Não há qualquer veracidade nas notícias que falam sobre a extinção ou fusão da secretaria”, afirmou a presidenta ao abrir a 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.
Dilma assegurou que, ao contrário do veiculado pela imprensa, pretende “continuar avançando com a secretaria que defende os direitos das mulheres e que é fundamental para o governo da primeira mulher eleita presidente do Brasil”.
Mensagem Natalina da Coordenadora aos funcionários da CODIMM e população em geral
MENSAGEM DA COORDENADORA
Que podemos desejar para o próximo ano?
• Que as verdadeiras amizades continuem eternas e tenham sempre um lugar especial em nossos corações
• Que as alegrias estejam sempre festejadas por todos
• Que o carinho esteja presente em um simples "OLÁ", ou em qualquer outra frase...
• Que os corações estejam sempre abertos para novas amizades...
• Que coisas pequenas como a inveja, o ódio, a violência, o preconceito... sejam "observadas" e "paradas" no momento do seu nascimento
• Que aquele necessite ajuda encontre sempre em nós a reconfortante palavra amiga
• Que o perdão e a compreensão superem as amarguras e as desavenças
• Que nosso pequeno mundo seja cada vez mais humano
• Que tudo o que sonhamos, imaginamos e intuímos se transformem em "realidades".
• Que o amor pelo próximo seja nossa meta absoluta
• Que nossa larga jornada dos próximos 365 dias esteja repleta de coisas boas
• Que para o ano novo todos alcancem paz, felicidade, harmonia e amor.
Com carinho e respeito desejo a todos os funcionários desta Coordenadoria e a população em geral, ao mesmo tempo desejando um FELIZ NATAL E PRÓSPERO 2012 cheio de paz, saúde e conquistas.
Francisca Erlândia Moreira Mendes Passos
Coordenadora da CODIMM
segunda-feira, 12 de dezembro de 2011
3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
A 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres terá início hoje (12/Dezembro/2011), às 18:00 horas, e segue até a próxima quinta-feira (15/Dezembro/2011) em Brasília-DF. O encontro reunirá aproximadamente 3 mil mulheres de todas as Regiões do País. Com uma vasta programação, a Solenidade será prestigiada pela Presidenta Dilma Roussef e pela Ministra da Secretaria de Políticas para as Mulhers, Iriny Lopes, o evento também contará com a participação da Diretora Executiva da ONU Mulheres e ex-Presidetna do Chile, Michelle Bachelet, que confirmou presença no encontro.
Nesta Conferência, o foco central das discussões durante o evento será a autonomia econômica e pessoal das mulheres.
Veja aqui, a programação completa.
sexta-feira, 9 de dezembro de 2011
Governo amplia o Ligue 180 para atender brasileiras em situação de violência em Portugal, Espanha e Itália
Foto: Antônio Cruz - ABr |
O governo federal ampliou a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 para brasileiras em situação de violência em Portugal, Espanha e Itália. Assim como no Brasil, o serviço vai funcionar 24 horas por dia e a ligação é gratuita. No programa de rádio Bom Dia Ministro transmitido hoje (8), a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes, explicou que o Ligue 180 vai atender as vítimas de violência doméstica, de cárcere privado e aquelas que foram ludibriadas por organizações criminosas com falsas promessas de emprego e acabam cedendo à prostituição. A ideia é ampliar o atendimento para outros países.
“Nós receberemos a ligação da vítima na nossa central de atendimento aqui no Brasil. Então, nós vamos separar e encaminhar, porque cada caso é um caso diferente. Assim, haverá casos em que será diretamente direcionado à Polícia Federal, quando, por exemplo, se tratar de tráfico ou de trabalho escravo. Outros casos, nós encaminharemos ao consulado brasileiro e, talvez, o serviço que aquela pessoa precise, a própria rede de serviço daquele país onde ela está é suficiente. Todos os casos serão tratados, obviamente, de acordo com os nossos acordos bilaterais assinados com os países onde o serviço está instalado.”
Propostas estaduais mostram principais linha de debate da Conferência
Construção de mais creches, formalização do trabalho, ampliação da licença maternidade, atenção ao aborto seguro e garantia da participação das mulheres na política. Essas são algumas das demandas apresentadas pelas mais de 200 mil mulheres que participaram de encontros municipais e estaduais em todo o País e que servirão de base para as discussões da 3ª Conferência Nacional de Políticas para Mulheres, que acontece entre os dias 12 e 15 de dezembro em Brasília.
A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) concluiu esta semana a consolidação dos relatórios locais para apresentá-los na Conferência Nacional.
SPM, CNJ e Ministério da Justiça assinam acordo para enfrentar a violência contra mulheres
Foto: Rejane Lopes |
A Campanha “Compromisso e Atitude no Enfrentamento à Impunidade e à Violência Contra a Mulher” foi lançada nesta terça-feira, 6 - Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo fim da Violência contra as Mulheres -, pela ministra da Secretaria de Políticas das Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), Iriny Lopes, pelo presidente do Conselho Nacional Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal, ministro Cezar Peluso, e pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.
Para marcar a data, os três órgãos assinaram um acordo de cooperação técnica, com o objetivo de formular ações para enfrentar a violência contra as mulheres, no âmbito de suas competências.
quinta-feira, 8 de dezembro de 2011
SPM pede punição para página da internet com conteúdo discriminatório
A ministra Iriny Lopes, da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), enviou nesta segunda-feira, 5, ofícios para os ministros da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo, e das Relações Exteriores, Antonio de Aguiar Patriota, pedindo providências para localizar, retirar do ar e punir com base na legislação internacional os autores de uma página na internet com forte conteúdo discriminatório, apologia ao crime e incitação à violência contra mulheres, negros e homossexuais.
O site, escrito em português, é voltado ao público brasileiro e incita homens a estuprarem e matarem mulheres. A página também tem forte conteúdo racista e homofóbico.
SPM e Justiça querem priorizar casos de homicídios de mulheres
A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) vai reunir seis fortes aliados na luta contra a violência. Nesta terça-feira, 6, às 14 horas, será lançada a Campanha Compromisso e Atitude no Enfrentamento à Impunidade e à Violência Contra a Mulher, no auditório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no Anexo I do Supremo Tribunal Federal (STF).
Durante a solenidade será assinado um protocolo com o objetivo de dar prioridade a casos de homicídios de brasileiras. O evento marca o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres.
terça-feira, 6 de dezembro de 2011
Resultado da 3ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres – RN
A 3ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres do RN (3ª CEPM/RN) ocorreu nos dias 10 e 11 de novembro passado, na Sede Social do América Futebol Clube, sendo a organização de responsabilidade da Secretaria Estadual da Justiça da Cidadania (SEJUC), através da Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres (CEPAM) e Conselho Estadual de Direitos da Mulher (CEDM), onde a Coordenadoria de Defesa dos Direitos da Mulher e das Minorias (CODIMM/SESED) participou ativamente na colaboração durante a organização e desenvolvimento da Conferência, através de seus profissionais da Equipe Técnica, Serviço Social e Serviço de Movimentação de Veículos.
A 3ª CEPM/RN foi convocada através do Decreto Governamental nº 22312 de 28 de julho de 2011 e contou com o quantitativo total de 250 participantes, sendo 70 participantes representando o Governo do Estado e 180 representando a sociedade civil, dentro desses números tivemos a participação de 89 entidades e a representação de 24 municípios do Estado, onde todas as regiões do RN foram representadas.
quarta-feira, 30 de novembro de 2011
CODIMM realizará palestra no Canteiro de Obras do Arena da Dunas
Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo fim da Violência contra as Mulheres
Diálogo Diário de Segurança: A equipe técnica da CODIMM fará intervenção no canteiro de obras Arena Natal, em 05/12/2011, às 07:00 horas, tendo como temática para o Diálogo Diário de Segurança “Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher”.
Tal realização é fruto da solicitação advinda por meio do QSMS do Consórcio Arena Natal, como forma de dar visibilidade e divulgação ao dia 6 de dezembro, que é o Dia Nacional de Mobilização dos Homens Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, consagrado pela Lei 11.489/07.
Natal: Campanha do Laço Branco chega à terceira edição
A Campanha do Laço Branco – Homens pelo fim da Violência contra a Mulher –, promovido há três anos pela Prefeitura Municipal, realizará na próxima sexta-feira (01.12), durante a abertura do CARNATAL 2011, uma blitz com ampla distribuição de material educativo. A iniciativa se prolongará até o dia 04.12, na área de concentração dos trios elétricos.
[...]
A Campanha Laço Branco integra o movimento mundial de16 Dias de Ativismo para o Enfrentamento à Violência de Gênero, instituído em 130 países com a realização de ações que chamem a atenção da sociedade para quebrar o silêncio e romper o ciclo da violência, principalmente o doméstico.
terça-feira, 29 de novembro de 2011
2ª Reunião com os Prefeitos sobre a Instalação dos NAMI´s
Ocorreu na sede desta Coordenadoria da Defesa dos Direitos da Mulher e das Minorias – CODIMM, no dia 24 de novembro de 2011, quinta-feira, a 2ª Reunião com Prefeitos dos Municípios que farão parte da nova fase de implantação dos Núcleos de Apoio à Mulher e ao Idoso – NAMI´s, serviço idealizado pela CODIMM para funcionar no âmbito das Delegacias dos Municípios que não possuem Delegacias Especializadas de Atendimento às Mulheres – DEAM´s e que de acordo com estatísticas do serviço do Disque Denúncia SOS Mulher/Idoso, possuem altos índices de ocorrências de violência doméstica envolvendo o público alvo deste projeto.
Participaram desta reunião, representantes dos seguintes municípios contemplados com os NAMI´s: Angicos, Caraúbas, Governador Dix-Sept Rosado e Parelhas.
sexta-feira, 25 de novembro de 2011
25 de novembro - Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher
No dia 25 de novembro foi lançada a CAMPANHA MUNDIAL DE COMBATE A VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES e se estenderá até o dia 10 de dezembro, "Dia Internacional dos Direitos Humanos".
A data de 25 de novembro de 1960 ficou conhecida mundialmente por conta do maior ato de violência cometida contra mulheres. As irmãs Dominicanas Pátria, Minerva, e Maria Teresa, conhecidas como “Las Mariposas”, que lutavam por soluções para problemas sociais de seu país foram perseguidas, diversas vezes presas até serem brutalmente assassinadas.
A partir daí, 25 de novembro passa a ser uma data de grande importância, principalmente para aquelas que
sofrem ou já sofreram violência.
sofrem ou já sofreram violência.
Brasil comemora Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher
Data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em homenagem a três irmãs ativistas políticas assassinadas na ditadura da República Dominicana
iG Sâo Paulo | 25/11/2011 08:00
Nesta sexta-feira é comemorado o Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1999. O dia homenageia três irmãs ativistas políticas latino-americanas (Pátria, Minerva e Maria Teresa Mirabal) que foram assassinadas em 1961 pela ditadura de Leonidas Trujillo (1930-1961), na República Dominicana.
Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM, participa do lançamento da Campanha “Quem ama, abraça” pelo fim da violência contra as mulheres
23/11/2011
De 25 de novembro a 10 de dezembro, a campanha Quem ama, abraça estará na TV, no metrô e nas ruas de importantes capitais brasileiras, marcando os 30 anos do Dia Internacional de Luta pela Não Violência contra as Mulheres (25 de novembro) e dos 20 anos dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. A campanha conta com veiculação nacional de um videoclipe gravado por grandes nomes da música brasileira, a ser lançado do portal www.quemamaabraca.org.br e intervenções urbanas.
Representando a Ministra Iriny Lopes, a Subsecretaria de Articulações Institucional e Ações Temáticas da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Lucia Camini, o Secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, Rodrigo Neves, e a superintende de Estado de Direitos da Mulher, Cecília Teixeira Soares, fazem o lançamento da campanha no dia 23, às 18h, na sede do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher – Rua Camerino – Nº 51 – Centro – Rio de Janeiro/RJ.
Campanha pelo fim da violência contra a mulher começa hoje
Sexta-feira, 25/11/2011 às 10h31
O período tem início no Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres e termina em 10 de dezembro.
Por Paula Laboissière, repórter da Agência Brasil
O Centro pela Liderança Global das Mulheres lança hoje (25) em mais de 160 países a campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher. O período tem início no Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres e termina em 10 de dezembro, quando é lembrado o Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) indicam que mais de 70% das mulheres em todo o mundo sofrem algum tipo de violência de gênero ao longo da vida. A estimativa é que uma em cada cinco mulheres seja vítima de estupro ou de tentativa de estupro. Mulheres com idade entre 15 e 44 anos apresentam maior risco de sofrer violência sexual e doméstica do que de serem vítimas de câncer, acidentes de carro ou malária.
quinta-feira, 24 de novembro de 2011
A CODIMM participará da ACISO promovida pela CPCID dentro do Programa Comunidade em Paz
A CODIMM participará no próximo dia 26 de novembro, de uma a Ação Cívico-Social (ACISO), a partir das 07 horas, promovida pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SESED) através da Coordenadoria de Programas para Cidadania (CPCID), na Escola Municipal Professor José de Andrade Frazão, Loteamento Jardim Progresso, Bairro de Nossa Senhora da Apresentação, Natal, que envolverá várias Instituições Governamentais e Não Governamentais e ainda lideranças comunitárias locais.
Semana da Consciência Negra - Câmara Municipal de Natal
A fim de debater temas e conscientizar a população natalense sobre a cultura negra, o Presidente da Câmara Municipal de Natal, atendendo a Preposição da Vereadora Sargento Regina, convidou esta Coordenadoria, onde a Assistente Social/CODIMM Rissandra de Souza Bezerra, ficou incubida de nos representar na Sessão Solene em Alusão ao Dia Mundial da Consciência Negra, que foi realizado às 18h, do dia 23 de novembro de 2011 (quarta-feira), no Plenário Hérico Hackradf, daquela Casa Legislativa.
Palestra no Natal Shopping Center
Devido à proximidade do dia 25 de novembro – Dia Internacional Pela Eliminação da Violência Contra a Mulher, o Natal Shopping Center realizou uma ação voltada para os seus colaboradores interno, em alusão a referida data, no dia 23 de novembro de 2011 (quarta-feira), às 14:20 horas, na Sala de Treinamento I.
quinta-feira, 14 de abril de 2011
PROGRAMA DE TREINAMENTO CODIMM 2011
No último dia cinco (05) de abril, com a supervisão da Coordenadora Erlândia Passos, a Coordenadoria da Defesa dos Direitos da Mulher e das Minorias através do programa Mulheres pela Vida, realizou com seus funcionários o PROGRAMA DE TREINAMENTO 2011, implementado através de um planejamento feito pela equipe técnica da própria Coordenadoria de acordo com as necessidades e perfil dos participantes e ainda da instituição, visando assim, uma melhoria no relacionamento interno e externo da instituição, elevar o nível de conhecimento e motivação dos funcionários acerca das suas funções, destacando seu papel de funcionário Público como agente transformador da relações entre público e instituição. O conteúdo do treinamento foi adequado dentro dos seguintes pilares: transmissão de informação, desenvolvimento de habilidades, modificação de comportamentos e desenvolvimento de conceitos. Tudo distribuídos em uma programação que envolveu a quebra de paradigmas, aprimoramento do trabalho em equipe, exercício da boa comunicação e principalmente a integração dos diferentes setores da Coordenadoria.
sexta-feira, 4 de março de 2011
DIA INTERNACIONAL DA MULHER
História do 8 de março
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
A CODIMM e o Dia Internacional da Mulher
A Coordenadoria da Defesa dos Direitos da Mulher e das Minorias - CODIMM é uma instância governamental inserida na Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social. Desde 2004 à CODIMM tem a missão de defender as mulheres e as minorias, através de seus programas de educação e combate ao preconceito e a violência doméstica. A CODIMM é composta de equipe multidisciplinar que zelam pela qualidade no atendimento, como também em atender com eficiência e eficácia todos aqueles que procuram o amparo ou a orientação de nossos serviços.
Neste dia Internacional da Mulher em especial, a CODIMM intensifica seu trabalho de todos os dias em prol de divulgar, esclarecer e conscientizar a população feminina sobre a necessidade de combater a violência doméstica e social contra a mulher. Para tanto a Sr. Francisca Erlândia Mendes Moreira Passos, coordenadora da CODIMM, inicia sua gestão de 2011 reforçando os quadros profissionais desta Coordenadoria, com o objetivo de redobrar o atendimento cidadão através dos nossos serviços telefônicos como o SOS Mulher / Idoso e Disque Defesa Homossexual, serviços de atendimento individual com as nossas assistentes sociais, entre outros tantos serviços de orientação, mediação de conflitos e encaminhamentos feitos em nosso dia a dia.
É neste Espírito de cooperação e trabalho que a equipe da CODIMM inicia 2011 a partir do Dia Internacional da Mulher com o propósito de ser uma força auxiliar na promoção da justiça e da cultura de paz em nosso Estado.
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
A CODIMM e o Dia Internacional da Mulher
A Coordenadoria da Defesa dos Direitos da Mulher e das Minorias - CODIMM é uma instância governamental inserida na Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social. Desde 2004 à CODIMM tem a missão de defender as mulheres e as minorias, através de seus programas de educação e combate ao preconceito e a violência doméstica. A CODIMM é composta de equipe multidisciplinar que zelam pela qualidade no atendimento, como também em atender com eficiência e eficácia todos aqueles que procuram o amparo ou a orientação de nossos serviços.
Neste dia Internacional da Mulher em especial, a CODIMM intensifica seu trabalho de todos os dias em prol de divulgar, esclarecer e conscientizar a população feminina sobre a necessidade de combater a violência doméstica e social contra a mulher. Para tanto a Sr. Francisca Erlândia Mendes Moreira Passos, coordenadora da CODIMM, inicia sua gestão de 2011 reforçando os quadros profissionais desta Coordenadoria, com o objetivo de redobrar o atendimento cidadão através dos nossos serviços telefônicos como o SOS Mulher / Idoso e Disque Defesa Homossexual, serviços de atendimento individual com as nossas assistentes sociais, entre outros tantos serviços de orientação, mediação de conflitos e encaminhamentos feitos em nosso dia a dia.
É neste Espírito de cooperação e trabalho que a equipe da CODIMM inicia 2011 a partir do Dia Internacional da Mulher com o propósito de ser uma força auxiliar na promoção da justiça e da cultura de paz em nosso Estado.
terça-feira, 1 de março de 2011
CONGRATULAÇÃO A NOVA COORDENADORA DA CODIMM
A Equipe da CODIMM vem através desta nota cumprimentar e congratular a Srª Francisca Erlândia Mendes Moreira Passos por sua condução ao honroso cargo de Coordenadora da CODIMM.
Queremos externar a nossa certeza de que, com suas experiências e reconhecidas qualidades morais e intelectuais desempenhará, com segurança e eficiência, uma administração firme e bem orientada.
A GOVERNADORA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, no uso de suas atribuições constitucionais,
R E S O L V E nomear FRANCISCA ERLANDIA MENDES MOREIRA PASSOS para exercer o cargo de provimento em comissão de Coordenador da Defesa dos Direitos da Mulher e das Minorias, da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social.
Palácio de Despachos de Lagoa Nova, em Natal, 16 de fevereiro de 2011, 190º da Independência e 123º da República.
ROSALBA CIARLINI ROSADO
Aldair da Rocha
sábado, 5 de fevereiro de 2011
Colunista do Estado de Minas faz apologia à violência contra a mulher
Em nota, a Secretaria de Políticas para as Mulheres repudia a atitude tomada pelo colunista Eduardo Reis, em sua coluna "Tiro e queda"
A nota, publicada pelo colunista na última quinta-feira, dia 20 de janeiro, intitulada"Confirmação", afirma o seguinte: "Os 30 anos da morte de Nelson Rodrigues, em dezembro passado, serviram para confirmar sua lição de que toda mulher gosta de apanhar. mulher normal, bem entendido, sempre que possível muito bonita. Se não fosse verdade, como explicar a atração que modelos e atrizes sentem pelo jovem Dado Dolabella? O rapaz bate, xinga, arranha o carro da gata, que se queixa à delegacia da mulher baseada na Lei Maria da Penha. Não é mais simples arranjar namorado que não espanque? Aparentemente, sim, mas deve existir qualquer bizu em ser espancada. Não por acaso, Florbela Espanca é de uma das mais festejadas poetisas da língua. É dela a frase: "É pensando nos homens que eu perdoo aos tigres as garras que dilaceram". E a sugestão vai de graça para o doutor Dolabella: deixe crescer as unhas e dilacere. Vai fazer o maior su."
O texto da SPM repudia a atitude do jornalista e exige retratação, afirmando que o colunista utilizou seu papel de formador de opinião para prestar um desserviço à sociedade, tendo em vista que suas colocações "enfraquecem e desqualificam uma história de enfrentamento à violência doméstica, cujo ponto alto é a entrada em vigor da Lei Maria da Penha, em 2006".
Confira abaixo, o texto completo da Nota de Repúdio da SPM:
A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) repudia e exige retratação para a atitude do jornalista Eduardo Reis que, na coluna "Tiro e queda", do jornal Estado de Minas desta quinta-feira (20/1), publicou nota (intitulada "Confirmação") de apologia à violência contra a mulher. De acordo com o texto, "Os 30 anos da morte de Nelson Rodrigues, em dezembro passado, serviram para confirmar sua lição de que toda mulher gosta de apanhar (...) E a sugestão vai de graça para o doutor Dolabella: deixe crescer as unhas e dilacere. Vai fazer o maior su".
A nota viola os direitos humanos, o artigo 287 do Código Penal (que proíbe fazer, publicamente, apologia de fato criminoso ou de autor de crime), a Lei Maria da Penha e os Tratados e Convenções Internacionais referentes aos direitos das mulheres. Para a SPM, é lamentável que um colunista use seu papel de formador de opinião para prestar um desserviço à sociedade. O Brasil e as mulheres brasileiras não podem mais tolerar colocações como essas que enfraquecem e desqualificam uma história de enfrentamento à violência doméstica, cujo ponto alto é a entrada em vigor da Lei Maria da Penha, em 2006. A SPM lembra ao colunista Eduardo Reis que ninguém gosta de apanhar e de receber maus-tratos e que uma vida sem violência é um direito de todas as mulheres. Quando uma mulher apanha, deve saber que está sendo vítima de um crime que pode e deve ser punido com rigor. A SPM lembra, também, que a mulher em situação de violência pode recorrer à Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180. Serviço, gratuito e disponível todos os dias da semana, criado pela Secretaria para evitar que mulheres sofram violência, inclusive verbal, como a expressa pelo colunista.
Assessoria de Comunicação/SPM
Assinar:
Postagens (Atom)